round image on layout top

Biologia das Pragas - Cupins

divider image

Cupins

Habitam o planeta a, pelo menos, 250 milhões de anos. São insetos sociais (vivem em comunidades), constroem ninhos e formam grandes comunidades que se dividem em castas. Atualmente existem, aproximadamente, 2.900 espécies descritas, no Brasil são encontradas 300 espécies. Pertencem a Ordem Isoptera, podem apresentar indivíduos ápteros (sem asas) e alados (com asas) despendendo da casta a que pertencem.

Apresentam ampla distribuição mundial. São insetos sensíveis a umidade, encontrados em madeiras, árvores e, até mesmo, no solo. Facilmente são passados de um móvel para outro, podendo causar grandes infestações e estragos nas residências. Constroem seus ninhos em raízes, troncos, no solo, em construções, paredes, rodapés, embaixo de pisos e móveis, dependendo da espécie.
O corpo de um adulto está dividido em três partes: cabeça, tórax e abdômen.

Apesar de serem considerados pragas urbanas, desempenham um papel importante no meio ambiente, sendo considerados consumidores primários ou decompositores em ambientes naturais, o que é importante para manter o equilíbrio na natureza, participando ativamente na trituração, decomposição, humificação e mineralização de vários recursos celulósicos. Contudo tornam-se pragas quando invadem as residências, destruindo completamente estruturas e móveis de madeira.

O rei e a rainha de um cupinzeiro podem viver até 30 anos reproduzindo, as demais castas (soldados e operários) vivem bem menos tempo. O cupinzeiro vive por tempo indeterminado, uma vez que o rei e a rainha podem ser substituídos quando morrem.

Os cupins são invertebrados que apresentam polimorfismo, ou seja, indivíduos de uma mesma colônia apresentam características diferentes, de acordo com a casta a que pertencem e função que irão desempenhar no cupinzeiro.

Uma colônia é formada por três castas: operários (responsáveis pelas funções rotineiras da colônia, alimentação, limpeza, conservação), soldados (defesa do ninho) e reprodutores alados (reprodução).

Apresentam metamorfose incompleta, sendo que o ciclo de vida passa pelas seguintes etapas: ovo, ninfa, adulto (soldados e operários) e reprodutores.
As principais espécies são Cryptotermes brevis (cupim de madeira seca) e Coptotermes sp (cupim de solo).



Conheça um pouco sobre as principais pragas urbanas:








bottom round image