round image on layout top

Brocas de Madeira

divider image

Saiba como diferencias as Brocas de Madeira dos Cupins


As brocas são pequenos besouros com, aproximadamente, 5 mm de comprimento, corpo delgado ou alongado, com antenas curtas, coloração escura, e dois pares de asas. São xilófagos, ou seja, se alimentam de madeira. Não são insetos sociais, agem isoladamente, várias brocas podem ocupar até o mesmo local, porém cada uma vive independentemente da outra, diferente dos cupins de madeira, que vivem em colônias.

Algumas espécies podem viver, relativamente, pouco tempo (atingindo, em média, 24h na forma adulta), elas depositam seus ovos em frestas existentes na madeira. As larvas eclodem dos ovos e podem formar galerias por toda a madeira até se tornarem adultas, então saem da madeira infestada para ovopositar em outros locais. Vale lembrar que quando um adulto emerge da madeira, formando o furo característico, já não resta mais nada a ser feito, o estrago já foi causado.

Facilmente são confundidas com os cupins (Isópteros), as brocas (Coleópteros) diferem dos primeiros pela forma do orifício e resíduos que deixam na madeira. Os cupins deixam orifícios repletos de pó na forma de pequenos grânulos, já as brocas deixam o material completamente corroído na forma de um pó fino, como talco. Facilmente são confundidas com os cupins (Isópteros), as brocas (Coleópteros) diferem dos primeiros pela forma do orifício e resíduos que deixam na madeira. Os cupins deixam orifícios repletos de pó na forma de pequenos grânulos, já as brocas deixam o material completamente corroído na forma de um pó fino, como talco.

FIGURA (A): resíduo de madeira granulado produzido pelo ataque de cupins;
FIGURA (B): resíduo de madeira em pó fino produzido por brocas;

FIGURA (C):  galeria de cupins;
FIGURA (D): madeira atacada por brocas;


O controle das brocas de madeira é muito importante em museus, acervos históricos, residências, comércio e em indústrias em geral, devido ao grande prejuízo que estes insetos trazem as estruturas podendo destruir completamente o local onde se instalam. Ao menor sinal de brocas, recomenda-se a procura de profissionais que poderão indicar a melhor forma de controle evitando prejuízos.



bottom round image