round image on layout top

Biologia das Pragas - Baratas

divider image

Baratas

Esse grupo pertencente à Ordem Blattodea, habitam o planeta a mais de 300 milhões de anos. Atualmente, temos aproximadamente 5.000 espécies descritas no mundo, sendo que dessas, 600 espécies são encontradas no Brasil. Vivem em grandes comunidades em sinantropia com o homem, sendo que representam sérios riscos ao ser humano através da contaminação de alimentos, ambientes e disseminação de doenças.

Apresentam hábitos noturnos ficando escondidas durante o dia, quando sua presença é notada durante o dia é um indicio de alta infestação. Geralmente habitam locais quentes e úmidos e com acúmulo de sujeira, invadem as residências na procura de alimento.

Seu corpo é oval e achatado dorsoventralmente, o que facilita a acomodação em frestas. Sua coloração varia de tons negros para marrom. Seu tamanho pode variar de alguns mm até 10 cm. Seu corpo é revestido por um exoesqueleto de quitina que tem função de impermeabilidade e proteção do corpo. Possuem três pares de patas e dois pares de asas, em algumas espécies bem reduzidas.

São onívoras, apresentam hábitos alimentares bem variados, tendo principal atração por doces. Podem viver até uma semana sem ingerir líquido e ficar até um mês sem se alimentar.

Apresentam metamorfose incompleta em três estágios: ovo, ninfa e adulto. As fêmeas produzem uma cápsula protetora chamada de ooteca que protege seus ovos. O número de ovos na ooteca pode variar de 04 a 50 ovos, de acordo com a espécie, sendo que levam um mês para eclodir. A maioria das espécies depositam esses ovos em locais protegidos e próximo de alimentos. Uma barata adulta pode viver por até dois anos.
São consideradas importantes transmissores de doenças, carregando em seu corpo e contaminado ambientes e alimentos.

As espécies mais comuns são a Blatella germanica, geralmente encontrada nas residências, apartamentos, restaurantes e supermercados e a Periplaneta americana encontrada nos lixões a redes de esgoto.



Conheça um pouco sobre as principais pragas urbanas:








bottom round image